PACE Eletronics
+55 (11) 2131-6250

Produtos

Soluções em Medição

Alguma Dúvida?

Entre em Contato
sac@pacebr.com
(11) 2131-6250

FAG Rolamento Controle AI

LVDT Half Bridge Peter Hirt GmbH

Anos atrás fomos consultados para reduzir um gargalo na linha de produção de rolamentos de uma conceituada empresa fabricante desse produto.

O gargalo se encontrava no centro de retíficas dos anéis que compõem o rolamento.

Esses anéis chamados de anel interno (ØAI) e anel externo (ØAR) eram transportados até as calhas que alimentavam as retíficas após serem usinados.

Na reunião preliminar foi apresentado que as retíficas precisavam ser agilizadas em dois segundos por peça para entrar no ritmo da produção e que todos os recursos disponíveis até então haviam sido utilizados. Sabia-se que se as peças usinadas tivessem tolerância mais apertada (menor variação dimensional), o tempo da retífica poderia ser otimizado através da redução da etapa de aproximação do rebolo. Em outras palavras, o rebolo da retífica poderia se aproximar rapidamente até um ponto mais próximo ao de início do desbaste.

Considerando que o investimento necessário para reduzir as tolerâncias na usinagem era conhecido, ficamos com o desafio de apresentar uma solução de menor custo, baseada em nossos equipamentos de medição, que separasse as peças na saída da usinagem de forma a agrupá-las em lotes de tolerância definida permitindo que as retíficas fizessem uma aproximação maior da peça, reduzindo seu tempo de ciclo.

Além disso, o equipamento deveria trabalhar em linha com a produção de forma a manter as retíficas abastecidas durante o processo de seleção.

Em posse dessas informações idealizamos um sistema automático controlado pela nossa célula modelo PAC com a função de medir os anéis e deixá-los passar para as retíficas apenas se estivessem dentro de uma tolerância definida. Caso a medida estivesse fora, o anel seria então enviado a um recipiente coletor.

Depois, conhecendo a distribuição das peças no recipiente coletor e sua quantidade, bastaria redefinir as tolerâncias para uma nova faixa e retornar as peças para o sistema.

Assim foi feito e o gargalo foi eliminado.

Utilizamos uma célula de medição com sensores LVDT Peter Hirt GmbH, com automação feita diretamente pelo computador sem uso de Controlador Lógico Programável (CLP).

SOLUÇÃO FAG – Rolamentos

Gargalo na produção de rolamentos.

 

FAG Rolamentos - Estatística

 

FAG Rolamentos -  IR

 

 

FAG Rolamentos - AR

Gostei deste produto

Para receber o orçamento deste produto, por gentileza, preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato.

SOLUÇÃO – Estanqueidade DUPLA

Um equipamento – Dois dispositivos – 180 pcs/hora.  

Alta precisão

SOLUÇÃO – Controle de liga metálica

Medição de alta precisão da dilatação térmica das hastes metálicas.    

SOLUÇÃO – Medição de pistões.

Controle dimensional dos pistões a gasolina nas linhas de montagem de Thionville – França. . .

Fale Conosco

E-mail | sac@pacebr.com Fone | (+55 11) 2131-6250